HISTORIAL – FACTOS CRONOLÓGICOS
11 de Dezembro de 1985
- Escritura pública da constituição da sociedade
1986
- Formalização da legalização da empresa, divulgação e promoção das actividades a exercer.
1987
- Inicio das actividades como pequena empresa de prestação de serviços de contabilidade tendo como sede social a residência dos sócios.
- Acentuada e significativa participação em serviços de consulta e direcção de empresa suas clientes, especialmente nas áreas de formação profissional, turismo, marketing e publicidade.
- Informatização dos serviços prestados visando: - melhor informação contabilística/financeira, maior qualidade, rapidez e eficiência.
- Criação do primeiro posto de trabalho.
1988
- Fixação da sede social no Lado Sul da Matriz nº. 55-2º. Esqº. , freguesia da Matriz, em Ponta Delgada.
- Filiação na Câmara do Comércio e Industria dos Açores (Associado nº. 1893)
- Filiação na APECA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO (Associado Fundador nº. 147)
- Actualização dos quadros directivos da Empresa com a frequência de cursos de valorização profissional.
- Criação dum serviço de informações fiscais visando uma melhor assistência aos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais.
- Nova criação de postos de trabalho.
- Foi galardoada com o “Trofeo Grand Prix Mejor Calidad Comercial – Ibérica 88” atribuído por uma Editora Espanhola a Editurin Editora Internacional de Comércio Y Turismo.
- Aumento do Capital Social da Empresa de 100.000$00 par 1.000.000$00 – escritura Pública de 31/12/88 – Jornal Oficial nº. 3 – III Série de 15/02/1989.
- Obtenção de Alvará para venda de valores selados (28/04/1988)
1989
- Criação de um serviço público para assistência aos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais, nomeadamente para o preenchimento e entrega das declarações dos Impostos Profissional e Complementar.
- É seleccionada pela Editora Espanhola Editurin para receber o “Trofeo Grand Prix Master a la Calidad Europea 1989” o qual se destina a premiar empresas cuja prestação de serviços se destaquem no seu sector de actividade.
1990
- Em colaboração com a APECA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE, organiza duas acções de formação profissional subordinadas aos temas – O novo POC – Plano Oficial de Contabilidade e Seminário Reforma Fiscal.
. O seu projecto de candidatura ao PAJE – Programa de Apoio ao Jovem Empresário é aprovado cujo investimento global é de 5.500 contos.
- Cria dois novos postos de trabalho ficando o staff da Empresa com 5 profissionais a tempo inteiro.
- É convidada para se candidatar às eleições dos Órgãos Associativos da APECA e para fazer parte do seu Conselho Geral.
- Transfere as suas instalações sociais do Lado Sul da Matriz nº. 55-2º. Esqº. para o Centro Comercial Solmar – Avenida Infante D. Henrique nº. 71 – Apartamento nº. 206 – Piso 2, freguesia de S. Pedro, em Ponta Delgada.
- Aumenta o Capital Social de 1.000 para 5.000 contos, conforme escritura pública de 11/12/1990 exarado no 2º. Cartório da Secretaria Notarial de Ponta Delgada – Livro 721-D de fls 92 a 94.
1991
- Participa em 50% do capital social da sociedade comercial por quotas designada de CRIFOR – CRIAÇÃO, FORMAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE EMPRESAS E EMPRESÁRIOS, LDA. que é de 1.000 contos. A sociedade CRIFOR terá como objectivos principais as actividades acessórias da NECA, nomeadamente a constituição e legalização de empresas, a elaboração de estudos de viabilidade económica, a consultadoria em gestão, a publicidade e o marketing, a auditoria e a colocação e formação de pessoal. A CRIFOR, foi constituída por escritura pública de 11 de Dezembro de 1991 na Secretaria Notarial de Ponta Delgada – 2º. Cartório – Livro 712-C, folhas 89 a 92 v, publicada no J.O. III Série nº. 12 de 30/06/92.
- Através do seu consultor jurídico Dr. Manuel Alexandre de Magalhães Pereira Leite, celebra um protocolo com o Registo Nacional de Pessoas Colectivas que tem o número 54 e para pedidos de certificado de admissibilidade de firma por telecópia e nos termos do Decreto-Lei nº. 410/90 de 31 de Dezembro.
- Em colaboração com a firma Alves, Costa & Lampreia – Auditores e Consultores de Gestão, Lda. realiza em Ponta Delgada, nos dias 13 e 14 de Dezembro um seminário subordinado ao tema “Aspectos Contabilísticos – Fiscais relacionados com os Investimentos Financeiros que teve como monitores os Drs. Carlos Baptista da Costa e o Dr. António José Alves da Silva.
- Cria um serviço interno de Formação Profissional.
- Cria uma biblioteca interna de natureza jurídica, contabilística e fiscal.
- O número de trabalhadores efectivos ao serviço da Empresa em 31/12/1991 é de 8 pessoas.
- Faculta aos seus quadros intensa formação nas áreas de contabilidade e fiscalidade e promove a inscrição de 5 dos seus elementos no exame de aptidão para Técnicos de Contas da Direcção Geral das Contribuições e Impostos, realizado na Direcção de Finanças de Ponta Delgada nos dias 14 e 15 de Dezembro.
- Especialmente destinado aos seus clientes e colaboradores, promove de 3 a 28 de Junho a organização do Curso intitulado “Contabilidade Geral e Expediente Geral de Escritório”.
1992
- A gerência da Empresa frequenta uma acção de formação de 5 semanas em Lisboa promovida pelo CIFAG – CENTRO DE INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO. A acção tem o nome de “Curso Integrado de Gestão – 26ª. Edição” e os seus módulos foram os seguintes:
- 1º. Módulo – 24 a 27 de Março 92 - Finanças
- 2º. Módulo – 07 a 10 de Abril 92 - Recursos Humanos
- 3º. Módulo – 27 a 30 de Abril 92 - Marketing
- 4º. Módulo – 12 a 15 de Maio 92 - Produção
- 5º. Módulo – 25 a 29 de Maio 92 - Estratégia e Controlo
Para a sua frequência a Empresa recorre aos apoios à formação do F:S:E., sendo este o seu primeiro processo, o qual teve o número 537/92.
- De 15 de Junho a 5 de Julho promove uma acção de formação exclusiva aos seus colaboradores com o nome de “Vantagem competitiva nas Empresas de Contabilidade”, cujos temas versados foram a Contabilidade, Fiscalidade e Finanças e Gestão Informática. A referida acção teve como monitores os Senhores Engº. António Andrade Albuquerque Flores Costa Santos (Informática), Dr. Victor Manuel Ferreira de Oliveira (Contabilidade Analítica), Dr. Carlos Alberto Fanha Vicente (Finanças) – os dois últimos vindos de Lisboa – e Hermano Garcia Varão (Contabilidade e Fiscalidade). Também esta acção de formação teve o apoio do F.S.E., cujo processo de candidatura teve o nº. 694/92.
- O seu quadro de pessoal passa a ser constituído por cinco técnicos de contas, quatro dos quais inscritos no corrente ano na Direcção Geral das Contribuições e Impostos, por força da aprovação no exame de aptidão para técnicos de contas, realizado nos dias 14 e 15 de Dezembro do ano findo – Lista publicada no D.R. III série nº. 176 de 1/8/92.
- Inaugura em 15 de Junho o seu Departamento de Formação Profissional nas suas antigas instalações sociais, sitas no Lado Sul da Matriz nº. 55-2º. Esqº. em Ponta Delgada e onde é realizado o Curso “Vantagem competitiva nas Empresas de Contabilidade”.
- Três das suas colaboradoras frequentam o “Curso de Secretariado” ministrado pela Norma-Açores, S.A. versando temas como:-A função Secretária/Normalização/O tratamento da documentação e Ergonomia. Para esta acção de formação recorre também aos apoios à formação do F.S.E.,cujo processo de candidatura tem o nº. 956/92.
- Fortemente empenhada na valorização dos seus quadros, possibilita a frequência de três dos seus colaboradores no Curso de Iniciação ao Macintosh, ministrado pelo Departamento de Formação da Multi – Multimédia e Informática, Lda.
- De forma a acompanhar as futuras alterações ao Iva e outras implicações de natureza contabilística e fiscal prevista para 1993 faz frequentar a gerência da Empresa num Curso de Contabilidade-Fiscalidade-Gestão 92 ministrado em Lisboa pela BULL PORTUGUESA – COMPUTADORES, LDA., incidindo sobre os temas: -Consolidação de Contas e o Apuramento do Lucro Tributável das Empresas, o qual regista a presença de uma equipa altamente qualificada de especialistas onde se destacam os nomes do Prof. Rogério Fernandes Ferreira, Dr. Henrique Quintino Ferreira e Dr. Rogério Manuel Fernandes Ferreira. Para a frequência do referido curso obtém do F.S.E. um apoio de 50%, tendo o seu processo de candidatura o nº. 1010/92.
- Em 11/12/1992 coincidindo com a passagem do 7º. Aniversário da sua constituição jurídica, aumenta o Capital Social de 5.000 contos par 10.000 contos.
- Renova todo o seu equipamento de informática passando a utilizar computadores ICL representados nos Açores pela DTS – SOCIEDADE AÇOREANA DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS, S.A. Tal renovação prende-se com a necessidade da Empresa prestar aos seus clientes um serviço de melhor qualidade dotado de valor acrescentado e de se preparar par os novos desafios que no seu ramo de actividade vão verificar-se no contexto Europeu.
- Em 10 de Junho de 1996, adquirimos o prédio onde actualmente temos a nossa sede social sita no Edifício Relvas Tours – Largo 2 de Março, 71-1º. e 2º. em Ponta Delgada.