A NECA – NOVA EMPRESA DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO, LDA, é uma pequena empresa de serviços de contabilidade, fiscalidade, verificação de contas e escrituração comercial.
Na sua actividade presta diversos serviços às Empresas e Empresários seus clientes, tais como: - informações financeiras, estudos e pareceres, cobranças, colocação e formação de pessoal, serviços de consultadoria, participando em alguns casos na direcção, gestão e administração.
Constituída juridicamente como sociedade comercial por quotas em 11 de Dezembro de 1985, só apenas em Janeiro de 1987 é que daria início efectivo à sua actividade.
A sua sede social esteve no Lado Sul da Matriz nº. 55 – 2º. Esqº. Em Ponta Delgada, até Dezembro de 1990, altura em que transfere as suas instalações sociais para o Centro Comercial Solmar – Avenida Infante D. Henrique nº. 71 – Apartamento nº. 206 – Piso 2 (1º. Grande Centro Comercial dos Açores).
Iniciando-se com um pequeno “staff” de apenas 2 trabalhadores efectivos e alguns colaboradores nos quais se incluem um jurista, um economista e um revisor oficial de contas, a direcção e gerência da empresa estão confiados aos seus sócios – gerentes Hermano Garcia Varão e esposa D. Maria de Fátima de Melo da Silva Varão.
A NECA – NOVA EMPRESA DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO, LDA., usando como slogan na sua actividade a frase “UMA PEQUENA EMPRESA MAS UMA GRANDE AJUDA”, actualmente presta para além dos tradicionais serviços de contabilidade e fiscalidade, um serviço de apoio ao cliente e ao contribuinte que visa o cumprimento das suas obrigações fiscais, servindo de elo de ligação Administração Fiscal/Contribuinte. Encontra-se filiada na Câmara do Comércio de Ponta Delgada com o número 1893 e é Associado Fundador com o nº. 147 da APECA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO.
O principal objectivo da Empresa é o de conseguir a prestação de serviços exclusivamente de qualidade, visando a execução duma contabilidade analítica de gestão onde as Empresas e os Empresários seus clientes, disponham de dados actuais concretos e reais da sua actividade económica, indispensáveis nas grandes decisões empresariais, onde o sindroma de que a Contabilidade é só e apenas para o “fisco” pertence ao antigamente e já não tem qualquer expressão.
Como surgiu a empresa
Um pouco de história
Entrevista a Hermano Varão

Jornal Diário dos Açores no ano de 2005